[Resenha] Por que eu?

By Do Prefácio ao Epílogo - sexta-feira, janeiro 08, 2016

Título: Por que eu?
Autora: Sinélia Peixoto
Editora: Chiado Editora
Ano: 2015
Páginas: 493 
Nota:  ✰ 
"Ninguém te faz feliz. Ou você é feliz ou não é. E se não for feliz com o que tem, não será uma pessoa em sua vida que fará isso por você. Tem que ser você mesma. Primeiro você é feliz consigo mesma e com o que você tem, depois o outro entra pra adicionar e melhorar sua vida."

   Por que eu fui escolhida pra ser parceira da Sinélia? Por que eu ganhei esse livro? Não faço a mínima ideia, mas tenho que parar com minhas neuroses, porque eu li o livro e gostei demais, isso que importa!

   Por que eu?, narrado em primeira pessoa, conta a história de Elizabeth, mais conhecida como Beth: uma mulher de 28 anos que está passando o ano novo na praia com suas amigas. Ela quer começar o ano de 2013 mudando sua vida: academia? namorado? novo emprego? Tudo meta para o novo ano! O que ela não imaginava é que numa das festas que foi com as amigas antes do ano novo, ela conheceria um cara gato, mais que perfeito e que ainda por cima mora na cidade dela: Antônio. 
   Eles passam a semana toda juntos na praia, e quando ela volta pra Brasília eles acabam marcando um encontro e se conhecendo melhor. E então nasce um relacionamento bem intenso...
   Quando comecei a ler (e principalmente quando li o prefácio) jurava que era um livro de auto-ajuda ou algo sobre o feminismo. Porém, assim que comecei a ler a história em si, vi que não era bem isso. Fui surpreendida totalmente ao ler essa obra. Sinélia tratou de assuntos bem diversos e importantes na vida de todos, e o jeito que conseguiu juntar tudo foi divino - através de uma personagem com a cara da mulher moderna: paga o próprio aluguel e tem o próprio carro, quer mudar sua vida e é independente e determinada. Ao mesmo tempo que ela sabe o que quer, sente-se confusa e atormentada pelas próprias neuroses. O livro todo passamos dentro da mente da Beth, mas só um pedaço é atormentado pelas neuroses porque depois, Beth amadurece e tem coisas mais importantes pra ocupar sua mente. 
    Agora sobre o personagem Antônio: ele é perfeito. Lindo, corpo bonito, olhos verdes, advogado, e com o passar das páginas, vemos o quanto ele é amoroso e dedicado. Que homem romântico! Isso tudo é o jeito que a Beth o descreve. Enquanto eu lia eu só pensava que ele era romântico demais, pegajoso demais e que tinha alguma coisa errada aí... E em partes, acertei.
   Todas as neuroses e preocupações de Beth foram totalmente verdadeiras pra mim, cheguei até achar que era um biografia da autora. Peraí, eu também penso muitas coisas assim como a Beth, será que a autora fez esse livro pra me descrever??? Não exatamente. Ela só juntou as preocupações de toda mulher e algumas até de todo homem, e colocou numa personagem fictícia, que pra mim ficou bem real.
   Alguns temas que aparecem no livro e que até cheguei a anotar pra colocar aqui na resenha são: casamento, sexo, amor, confiança, dedicação, ciúme, perdão, inveja, traição, maturidade, gravidez, maternidade, amamentação, filhos, trabalho. Enfim, coisas frequentes em nossas vidas e que são fonte de dúvidas e insegurança. Todos nós temos as nossas neuroses sobre esses assuntos, é normal. E ela desmembrou esses assuntos, mostrando sua opinião que faz muito sentido. Por isso, achei que ficou tudo bem verdadeiro e me identifiquei pra caramba.

   Uma coisa que me agradou muito no livro foi o amadurecimento dos personagens. Eles começaram de um jeito e cresceram tanto que me deixou com vontade de mudar minha própria vida (acho que devo começar uma academia também haha). O que eu não gostei no livro e que fez me dar quatro estrelas ao invés de cinco, é que muitas cenas de sexo foram descritas e que não tinham nenhuma necessidade. Sinélia Peixoto escreve MUITO bem e acredito que saiba usar seu poder de escrita, mas acho que ela avacalhou um pouco com esse tema. Muitas partes do livro foram sucintas mas quase todas as partes de sexo foram destrinchadas, desmanchadas e detalhadas. Eu não vejo problema em ler livros com cenas eróticas, o problema é que eles fazem amor a cada 10 páginas mais ou menos!!! Tipo, é uma coisa exagerada, sabe? Tudo bem, é o amor entre eles, o tesão, o desejo e respeito isso. Dá pra entender isso desde o começo, não vi necessidade de tantos detalhes assim demasiadas vezes. O que cansou a leitura pra mim, não foi nem a quantidade de páginas e sim essa repetição exagerada, que poderia muito bem ser excluída do texto que não iria causar modificação alguma.

    Sobre o final do livro, só digo duas coisas: 
  1. Foi uma surpresa que eu não esperava e que me fez chorar muito.
  2. Já quero o segundo livro da Trilogia do Eu porque eu PRECISO saber o que acontece depois. Não é nem questão de curiosidade e sim necessidade.
   Enfim, Sinélia Peixoto ganhou mais uma fã e espero que ganhe muito mais, porque essa obra é linda e merece ser lida por todos vocês. Gostou do livro e quer comprar? Falei onde vende aqui.
   Gostou da resenha? Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante pra nós! Beijos, e até a próxima!

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

14 comentários

  1. Oi Natália!
    Que ótimo quando um livro surpreende assim, né?
    Quanto às cenas de sexo, acho que se a história e o relacionamento do casal pede, o autor tem que fazer. Mas tudo que é em excesso incomoda e esse parece ter sido o caso, então entendo o seu problema. Que bom que isso não chegou a atrapalhar o seu envolvimento. Tomara que nos próximos livros a autora acerte nisso também.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, o problema foi esse mesmo, achei muito exagerado. Como disse, não ligo para esses tipos de cena mas achei exagerado demais. O livro não deixa de ser bom por isso.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Natália!
    O final é tão surpreendente assim?
    Eu acho que já me animei a ler, hein? HAHAHAHHA
    Gostei muito da sua resenha, você me empolgou a ler. E olha que eu não estava muito animada com essa capa não, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, sim o final é. Jamais esperaria por aquilo! Leia sim, é um livro ótimo!

      Beijos!

      Excluir
  3. Como te disse,leio muito pouco,não sou muito fã de ler,meu tempo é passado com imensa música e,também,as imensas tarefas diárias de arrumar e limpar a casa,sou uma autêntica fada do lar!! Beijinhos,tudo de bom para ti,fica bem!! http://nasnuvens29.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu já havia visto este livro muitas vezes na livraria, mas nunca me interessei por ele, agora já não posso dizer o mesmo depois de ler esta resenha maravilhosa, fiquei mega interessada e curiosa, espero gostar do livro tanto quanto vc! ^^
    Bjoo

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, leia o livro sim! E quando ler, me conta o que achou! Espero que você goste!

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, o que mais me chamou atenção nesse livro foi a autora conseguir mesclar vários assuntos que rondam a vida da mulher, achei muito legal ela levantar essas questões e preocupações da vida de qualquer um. Eu amo protagonistas independentes e que sabem o que quer, esse livro já está na minha lista.

    Você e suas resenhas maravilhosas! Um beijo,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, sim esse é o melhor ponto do livro! Aprendi muito lendo um livro só!
      Fico feliz que tenha gostado da minha resenha.

      Beijos!

      Excluir
  6. Resenha realmente muito boa como sempre, adorei!
    Parabéns pelas boas resenhas e pelos post muito bons. Continue assim!!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!