[Resenha] Os Treze Porquês

By Do Prefácio ao Epílogo - sexta-feira, maio 02, 2014

Os 13 porquês, de Jay Asher, publicado pela editora Ática, com 255 páginas.


 "E vocês - o resto - repararam nas cicatrizes que deixaram para trás? Não. provavelmente não. (...) Porque a maioria delas não pode ser vista a olho nu."


Para Clay Jensen, as fitas cassetes gravadas por Hannah Baker não têm nada a ver com ele. Hannah está morta. E seus segredos devem ser enterrados com ela. Só que a voz de Hannah diz a Clay que o nome dele está em uma das histórias dessa fitas - e que ele, de alguma maneira, é responsável pela sua morte. Tomado por espanto, angústia e muito medo, Clay permanece escutando as gravações madrugadas afora. Ele segue as palavras de Hannah pelas silenciosas ruas da cidade... e o que ele descobre, muda sua vida para sempre.



Esse livro é tão maravilhoso que eu nem sei por onde começar. Ele conta duas histórias simultaneamente (as duas narradas em primeira pessoa), a de Hannah, uma garota que cometeu suicídio, e do Clay, um garoto que amou Hannah. Antes de se matar, Hannah gravou algumas fitas cassetes dizendo os motivos de sua morte, o que envolvia treze pessoas, um motivo pra cada, e com seu próprio lado da fita (ou seja, sete fitas, quatorze lados, treze motivos, treze pessoas). E ela deu um jeito de essas fitas passarem de pessoa pra pessoa, até completar as treze, para que todas vissem como estavam envolvidas nisso.                         Além de tratar de um assunto que é forte, o suicídio, Jay Asher nos passa várias mensagens: ele nos mostra que nós só temos o agora, não podemos mudar o passado, e que de um jeito ou de outro, sempre interferimos na vida das outras pessoas. 
Essa história nos faz pensar, nos faz refletir, e para pessoas sentimentais (como eu), faz chorar. É um livro lindo e trágico, rápido, e ainda tem uma capa e detalhes fofos. Como as histórias de Hannah são gravadas em fitas cassetes, os detalhes nos meios das páginas e no início dos capítulos nos trazem ainda mais pra perto da história.
Acho que todos deveriam ler essa história, ela nos mostra o impacto de nossas ações. Ela cativa, ela prende, ela nos gruda e quando se está lendo, não dá vontade nem de parar para enxugar as lágrimas do rosto, mas vale a pena.
No final do livro (calma não é spoiler, é depois da história) há 13 perguntas ao autor Jay Asher, sobre a história e sobre o modo que ele elaborou essa obra memorável.
Recomendo à todos em geral. Principalmente àqueles que não entenderam minha resenha ou se sentiram curiosos. E pra quem leu, leia de novo! E pra quem não leu, leia. Simplesmente perfeito!

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Eu já tinha visto esse livro... Mas nunca me interessei. Mas agora esta entre um dos primeiros da lista *--* Ótima Resenha!
    Abraços, itsbooksforever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! Obrigada! E leia esse livro sim, é incrível! Beijos.

      Excluir
  2. Oiee! ^^
    Já havia lido algumas resenhas sobre esse Livro, mas a sua me fez ficar com muita curiosidade. Choro bastante em Livros e já imagino que irei provavelmente chorar nesse também!
    Adoreii o Blog!
    Beijoos!
    As : Amanda!
    Sou do Blog:
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, não irá se arrepender!
      Obrigada pelo elogio, volte sempre.
      Bjs!

      Excluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!