[Resenha dupla] Will & Will + Me abrace mais forte

By Do Prefácio ao Epílogo - domingo, janeiro 31, 2016

"quero dizer a ele: ninguém nunca me disse como lidar com coisas assim. abrir mão não devia ser indolor se você nunca aprendeu a segurar?" Will & Will

   Oi pessoal, tudo bem com vocês? Pela primeira vez aqui no blog venho fazer uma resenha dupla, espero que dê certo. Como sempre, antes de começar a falar da minha opinião propriamente dita, gosto de contar sobre como cheguei a ler esse livro, então vamos lá.
   David Levithan é meu autor favorito e em 2013 li Will & Will pela primeira vez. Fiquei hiper curiosa sobre o musical que acontece no livro e quando fiquei sabendo que o autor ia lançar um livro só sobre o musical, Me Abrace Mais Forte, fiquei muito contente. Comprei na Black Friday do ano passado e li esses dias. Após acabar o livro, resolvi reler Will & Will, pra me lembrar de tudo. Quando fui colocar no Skoob que eu estava relendo, vi umas resenhas negativas sobre Will & Will e resolvi fazer essa resenha, pra esclarecer a todos essa obra.

   Will & Will conta a história de dois William Grayson: um Will mora em Chicago e tem apenas um melhor amigo, o Tiny Cooper - um cara gigante e gay. O outro Will mora em outra cidade (não me lembro onde), é um cara depressivo e está apaixonado por um garoto que conheceu na internet chamado Isaac. Um dia, o Will que está apaixonado marca de se encontrar com Isaac em Chicago e ao chegar lá, ele acaba conhecendo o outro Will Grayson (o amigo de Tiny). O resto da história e como tudo se desenvolve depois, vou deixar pra vocês descobrirem ao ler o livro. Vale a pena ler esse livro. 
   Uma das reclamações que li a respeito do livro, é que não dá pra saber que hora é qual Will. Cada capítulo é narrado por um Will, em primeira pessoa. E pra diferenciar, um Will é escrito normalmente e o outro é escrito TUDO com letras minúsculas (como na trecho lá de cima e na foto ao lado). Se você prestar atenção na história, já da pra saber pelo simples fato de as histórias serem diferentes: um personagem tem amigos e o outro não, um é depressivo e o outro não, e assim continua. Aí vai da atenção da cada um à história em si. 
    Outra reclamação que li foi que Tiny Cooper aparece demais, ele quase se torna o protagonista da história. Pois bem. Primeiramente, Tiny aparece bastante porque ele é a ponte entre os dois Wills. Foi a forma como os autores, juntos, inventaram pra dar uma conexão aos Wills além do nome. Segundo: Tiny é fabuloso, é claro que ele ia roubar a cena. O livro é hiper divertido e o que o torna assim são as coisas que Tiny faz e fala. 
   Minha opinião: o livro Will & Will é maravilhoso. Mostra o significado do amor, da amizade, mostra que você tem que se aceitar como é. Além do mais, o livro é realmente divertido. Ri muito, teve uma hora que cheguei a gargalhar e morri de vergonha de rir no ônibus. A história é demais, ela cativa e tanto o David quanto John Green souberam fazer uma obra bem equilibrada e linda. 

   Em várias partes do livro Will & Will mostra Tiny fazendo seu musical. O maravilhoso David Levithan fez um livro pra mostrar esse musical. O mais legal de tudo não é nem o musical em si. A melhor parte é você ler Will & Will e ver essa construção do musical. É ver Tiny descobrindo que o musical não pode ser sobre ele, tem que ser sobre o amor. É ver como tudo aconteceu, como Tiny planejou, escreveu e realizou esse musical. No livro Me abrace mais forte, que é a história do musical vemos o resultado de tanta correria, de tanto esforço. Tiny quer mudar as pessoas.
   A história do musical no primeiro ato vai desde o nascimento de Tiny, como se descobriu gay, como contou a todos, e esse tipo de coisa. Já o segundo ato, conta toda sua história amorosa, todos seus ex namorados e como é o amor. 

   O musical é escrito exatamente como são escritas as peças de teatro - nome e fala apenas e às vezes como o personagem deve se portar ou se expressar entre parênteses. A única diferença entre esse livro e peças escritas no estilo shakespeareano é que Me abrace mais forte tem alguns comentários extensos feitos por Tiny sobre como o musical deve ser feito entre uma parte e outra.

   Pra finalizar essa imensa resenha (como normalmente são as minhas), recomendo ambos os livros pra todos. Reitero: o livro vale muito a pena e antes de se deixar levar por críticas negativas, dê uma chance e tire suas próprias conclusões. Aposto que vão adorar, assim como eu.
   Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante para nós! Beijos, e até a próxima!

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

20 comentários

  1. Preciso ler algo do David..todo mundo fala sobre as histórias bonitas que ele escreve :)
    Gostei desses dois,rs.


    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa por ler Will&Will. Gosto de livros que envolvam sentimentos e não deixam de ser engraçados :D

    ❥❥Blog: www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Deve ser livros excêntricos e excelentes tais como a sua resenha!
    Beijocas ;*
    girlssweeet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu adoro Will & Will, é um dos meus livros preferidos dos autores e quero ler esse musical em breve!

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já li Will&Will e não gostei tanto, não por se tratar de um livro com personagens gays, mas porque o livro não fluiu muito para mim. Adorei a sua dupla resenha!
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não gostou do livro, mas fico feliz que gostou da resenha!

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu já conhecia esses livros, e apesar da sua ótima resenha, eu não os leria. Tenho certeza que não gostaria :/

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena. são livros ótimos, mas isso às vezes acontece.

      Beijos!

      Excluir
  7. Gostei muito da resenha dupla, o post ficou muito completo e estruturado! Fiquei com muita vontade de ler!!
    Beijos :*
    http://duranteos16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, meninas! Indiquei o blog de vocês para responder uma TAG la no meu blog! Segue o link: http://sector-12.blogspot.com.br/2016/02/tag-sisterhood-of-world-bloggers-awarld.html
    Beijos,
    Luana.

    ResponderExcluir
  9. Já li várias resenhas sobre ambos os livros e todos me falam coisas maravilhosas sobre eles. Quero muito ler primeiro Will & Will, apesar de já ter mais de 12 livros na estante me aguardando para começar a leitura.
    Mas vida de leitor é assim mesmo, não é? Acumular livros rs
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha verdade, mas não esqueça de ler Will & Will, ótima leitura!

      Beijos!

      Excluir
  10. Uma de suas melhores resenhas, está ótima por ser sua primeira resenha dupla. Se essa já está assim, imagina as próximas ♥

    Continue assim que você irá longe.

    Sobre os livros, parecem ser muito interessantes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz em ler isso!
      Eles ão muito interessantes mesmo.

      Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!