[Resenha] Encrenca

By Do Prefácio ao Epílogo - segunda-feira, maio 09, 2016

Título: Encrenca
Título Original: Trouble
Autora: Non Pratt
Editora: Verus
Ano:  2016
Páginas: 308
Nota: 
"Não se pode perder alguém que nunca foi seu."

   Encrenca conta história de Hannah, uma garota que perde a melhor amiga, o meio irmão e engravida aos 15 anos. Quando acha que todo mundo que ela gostava a deixou nesse momento, ela descobre que o aluno novo, Aaron Tyler, está ali se oferecendo para fingir ser o pai do bebê.


   O que mais gostei no livro foi que ele é totalmente verossímil, totalmente possível. Narrado ora por Hannah e ora por Aaron, onde cada capítulo é um dia, vemos todas as inseguranças de Hannah e todo a tristeza do passado de Aaron.
   Hannah descobre a sexualidade e após ter relações com vários garotos, vira a garota mais falada do colégio. Além de falada, era arrogante e metida, se achava a melhor. Até descobrir que está grávida. Quando isso acontece nós acompanhamos com ela toda aquela fase de medo, dúvida, amadurecimento, de desgosto por estar engordando, da fome exagerada, descobrimos como é se descobrir mãe. Como Hannah não passa de uma adolescente de 15 anos, nós acompanhamos também tudo o que acontece ao seu redor no colégio: o bullying, o afastamento de pessoas falsas e descobrimento de amigos verdadeiros. Passei basicamente o livro todo querendo entrar dentro da história  e oferecer total apoio à Hannah, porque sentia que ela precisava disso.
   Já Aaron esconde algum segredo sobre seu passado. No meio do ano letivo ele muda de casa e de colégio, e todo mundo sabe que há algo errado pois até seu pai muda de emprego. Ele sempre desconversa mas quando a narração da história é feita por ele, nós descobrimos migalhas do que aconteceu no seu passado.
  Hannah não pode dizer quem é o pai (não porque ela não saiba quem é, mas simplesmente porque não pode mesmo falar) e é zoada por todo o colégio, então Aaron se oferece pra ser o pai do bebê, porque depois do seu passado, ele quer fazer algo de bom. Assim, eles começam com uma amizade verdadeira e pura.

   Foi o primeiro livro que li da Non Pratt e já adorei, se lançarem o outro eu comprarei. Ela escreveu o livro de uma forma doce mas verdadeira, ela representou a realidade de uma forma tão delicada , simples e leve que consegui ler o livro em poucos dias mesmo tendo uma agenda corrida. 
   Apesar de tudo, algumas coisas faltaram ser resolvidas no final, e felizmente isso não tira a graciosidade da obra. Vale muito a pena ler o livro, recomendo à todos.

   Já leram ou ficaram com vontade de ler? Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante para nós! Beijos e até a próxima!

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

17 comentários

  1. Oii! Adorei a resenha. O livro parece ter bastante reviravoltas na vida de Hannah, imagina engravidar aos 15 anos? não deve ser nada fácil já que o bebe veio de surpresa e esse livro parece puxar pra realidade. Bom ser mãe amadurece sei porque tive amigas engravidaram cedo. ( eu não rsrs)
    Quero muito saber sobre o que acontece no caminho de Hannah e de Aaron Tyler! Vou deixar na minha lista literária, sério adorei!
    Da uma passadinha lá no meu blog <3
    Beijos
    http://palavrass-ao-vento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro forte e impactante. O bom é que apesar de ser desse gênero, ele é narrado com a leveza de dois adolescentes em fase de amadurecimento. Eu leria este livro, gosto de ler livros com esta temática e fiquei curioso com o desfecho desta história.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Natália

    Realmente a premissa do livro é bastante realista e a narrativa do autor parece ser muito boa. Tenho ele pendente para leitura... Espero ler em breve

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  4. Gente, nunca tinha nem ouvido falar desse livro, acredita? Mas gostei muuuito da sua resenha e fiquei com muita vontade de ler, principalmente por ser uma história tão realista, né? Adorei o post e o blog!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Desde que vi esse livro pela primeira vez, já fiquei mega curiosa para ler ele, parece ser incrível. Sua resenha aumentou mais ainda a minha curiosidade, hahaha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei muito curiosa!!! Quero ler! ;)

    Adorei a resenha, e a capa é uma graça...

    Beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Natalia!
    Eu curti a premissa da história, menos essa coisa da Hannah ter ficado falada por ter relações com vários garotos. Eu ainda não li o livro, mas, pelas resenhas que já vi, a autora fez parecer que qualquer mulher que tenha uma vida sexual ativa não tem o que reclamar de ficar falada. Pode ser que, ao ler o livro, eu mude de opinião.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi, Natália! Tudo bem? Estou vendo muitas pessoas elogiando esse livro, e por causa disso fico até curioso para lê-lo. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É uma história grandiosa!!! Quantas garotas reais não passam pela mesma situação que ela? Muito boa a resenha!

    Blog AmigaDelicada.com ❥

    ResponderExcluir
  10. Oi Natália! Uauu grávida aos quinze, que tenso, mas de fato muito realista, muito mesmo! Não conhecia a autora, mas achei interessante o enredo.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Como vai?

    Estou com esse livro aqui para ler e estou ansioso para isso. Li algumas páginas apenas por curiosidade e dei boas risadasDiego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ~ Participe do concurso cultural do blog:
    goo.gl/bk9DeX. Bom saber que pra você também a leitura foi positiva.

    Bjão.

    ResponderExcluir
  12. Oi Natalia!
    Eu já li e adorei.
    Sincero. Simples. Sutil. Honesto.
    Uma super dica mesmo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  13. Oi, Natália.
    Não conhecia o livro, mas adorei a dica.
    Fiquei curioso para ver o amadurecimento dos protagonistas. Essa situação é algo tão comum hoje em dia.
    Espero conhecer a obra em breve.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Adorei o livro *---* deve ser muito legal ver o amadurecimento assim de uma menina, vendo que o mundo é bem diferente do que o mundinho perfeito de uma adolescente popular. Realmente quero saber mais deles, adorei a resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  15. menina eu tinha visto esse livro essa semana, e agora sua resenha, fiquei bem curiosa para ler!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  16. Achei tão cotidiano e normal, me deu uma vontade imensa de ler! Muita gente só gosta de livros que acontecem coisas extraordinário mas eu acho a simplicidade de uma história tão linda e gostosa de ser linda! Adorei a resenha ♥
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
  17. Oi Nat, como você está? A editora Verus está de parabéns pela capa linda! Toda desenhada, achei um amor! Livros que mostram um pouco da nossa realidade são encantadores. Gosto de enredos que trazem um amizade pura, fiquei bastante interessada :)

    Beijo grande,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!