2017 só está começando

By Do Prefácio ao Epílogo - sexta-feira, fevereiro 03, 2017

   Oi gente, tudo bom com vocês? Sei que sumi por aqui e estava morrendo de saudade de sentar numa cadeira e escrever tudo pra vocês com o coração aberto mas 2016 foi um ano difícil.
   Muitas coisas aconteceram e eu tive um bloqueio muito grande. Perdas, faculdade, saída de um emprego de dois anos, pressão de ler livros de parceria mesmo quando não eram tão bons assim... enfim, muita coisa. Então, fui deixando o blog de lado... Parei de publicar resenhas de livros que não eram de parceria, parei de postar bookhauls, lidos do mês, novas parcerias, parei praticamente com tudo. Só publicava as resenhas que eu era "obrigada" a resenhar. Acho que eu me "obrigar" a postar sempre aqui fez o ato de bloggar se tornar chato e me fez perder quase todo o amor que eu tinha aqui. Embora eu tenha lido muito, não conseguia postar com amor.
   Dia 15 de janeiro o blog completou 3 anos. Do Prefácio ao Epílogo pode não ser o melhor ou maior blog literário do Brasil, mas um dia olhei pra trás e vi o quanto eu ganhei com o blog, o quanto o blog cresceu e o quanto esse cantinho me faz feliz.

   Lembrei de quando eu criei o instagram (vidadeleitor) e falei pra um antigo amigo "aposto que eu não consigo nem 300 seguidores". E hoje, vejo que tenho 5k no instagram, 250 seguidores no blog, sem contar as inúmeras visualizações diárias! Fiz parceria com duas editoras, 16 autores, e ganhei tanto (felicidade, nada de dinheiro haha) que a última coisa que eu queria era abandonar esse meu cantinho. 
   Vou fazer de tudo para não abandonar aqui. Vou evitar fazer parceiras que nem uma louca e evitar me forçar a publicar algo aqui, dia sim dia não. Vou começar a ler mais livros que eu sinto vontade, ler os livros que eu tenho parados aqui na estante e só vou publicar quando eu sentir vontade de fazê-lo. Não estou fazendo essas escolhas para ir deixando o blog aos poucos, mas porque percebi em 2016 que não adianta eu fazer algo com obrigação e deixar o amor de lado.
   Eu amo meu blog e amo cada um de vocês que leem aqui e deixam comentários, vocês me fazem felizes. Talvez você que está lendo esse texto agora não esteja entendendo nada e talvez tenha pulado metade do texto. Mas eu precisava desse desabafo, precisava explicar que embora eu tenho sumido, eu não fui embora - e nunca vou.
   Espero que 2017 seja um ano melhor e que vocês não deixe de acompanhar aqui. Obrigada por tudo galera. ❤️ 

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

15 comentários

  1. Amei o post! Feliz aniversario pro blog! Ele só vai crescer mais e mais.

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Natália.
    Fico feliz que você tenha voltado :)
    Sei bem como é isso. Quando temos muitas parcerias, postamos muitas coisas e lemos muitos livros por obrigação. Também sinto falta de ler um livro sem tá me preocupando em escrever uma resenha.
    Espero que 2017 seja um ano repleto de coisas boas para seu blog, mas sem cobranças.

    Abraço!
    Tudo Online
    Participe do sorteio do livro "Febríssima"

    ResponderExcluir
  3. Olá, em alguns anos como blogueira também passei por fases assim, mas esse ano estou tentando transformar o blog em algo que eu goste ainda mais, e isso passa por rever as parcerias. Que você consiga reencontrar o sue amor por blogar <3!


    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse é o grande problema com parcerias. A gente corre atrás de todas as editoras e nem sempre acabamos com livros do nosso estilo. Torço pra que 2017 seja um ano mais tranquilo e você consiga entrar de volta no ritmo do blog. E parabéns pelo aniversário do blog!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeiramente feliz aniversário do blog! Sei exatamente pelo que você passou, isso também aconteceu comigo, fui acumulando parcerias e era obrigada a fazer resenhas desses livros por mais que eu não gostasse. Dei uma pausa e percebi que não era isso que eu queria, parei de fazer parcerias e comecei a fazer resenhas e posts do meu gosto e hoje sinto que estou bem mais feliz com meu blog!
    Beijos!
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OI, tudo bem?
    É verdade!! Ainda temos um bom tempo por ai e muita coisa boa pra acontecer!
    Beijos e um lindo 2017!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ooooi,
    2017 promete, sermos positivos ajuda muito a superarmos nossos desafios.
    Um ótimo ano para você e para o blog.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Natália!
    Realmente ter muitas parcerias acaba se tornando problema. Ano passado me inscrevi que nem uma louca em tudo. Fico um tanto feliz de não ter passado em nenhuma hahaha Esse ano estou bem seletiva quanto às que me inscrevo
    Menina, acho que não te seguia no instagram... Vou já mudar essa situação.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  9. Oi Nátalia,

    Realmente esse negocio de ter muitas parcerias e se inscrever em todas, depois acabamos vendo que a coisa é bem assim, e piora muito quando se torna obrigação como você diz.
    Esse ano me inscrevi em poucas, mas as que eu mais me identifico, se eu passar em alguma vou ficar muito, se não passar vamos em frente também rsrs.
    Espero que esse ano seja muito bom para você.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi Nati!

    Espero que 2017 seja um ano melhor pra você e que você reencontre o amor pelo seu blog.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nat

    Ler por obrigação é a pior coisa que existe! Eu desde o começo do blog coloquei na minha cabeça que não tentaria ser parceira de todas as editoras, é muito trabalhoso e o ler por prazer fica para escanteio. Eu entendi perfeitamente o seu desabafo e você está mais que certa nesse seu recomeço! Boa sorte e boas leituras (não obrigatórias)! :)

    Beijos da Tami

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Natália, tudo bem?
    Amei as palavras sinceras! Parabéns pelo blog e continue, seu esforço será compensado.
    Beijos e seguindo aqui...

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá minha flor! Te entendo perfeitamente. 2016 também não foi um bom ano para mim e passei por situações parecidas com a sua. Fiquei muito desanimada também, mas 2017 está ai para mudarmos isso. Desejo tudo de bom para vocês.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  14. Oieee, amiga te entendo ter um blog não é fácil, exige muito amor e dedicação para partilhar nossas experiencias literárias, e quando temos que falar de um livro que não gostamos é bem desconfortável, mas espero que esse ano as coisas melhorem e vc possa se dedicar aquilo que vc acredita e ama.

    Bs Jany

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Natália! Eu te entendo, passei por uma situação parecida ano passado e só agora estou conseguindo voltar a postar regularmente. Acho que quando fazemos algo somente por obrigação, acabamos ficando desmotivadas. Fico feliz que não tenha abandonado o blog, falar sobre aquilo que gostamos vale muito mais do que vários posts por obrigação. Espero que esse ano seja melhor pra você.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!