[Resenha] Fragmentados

By Do Prefácio ao Epílogo - terça-feira, julho 28, 2015

Título: Fragmentados
Título original: Unwind
Autor: Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 319
Nota: 



''... se cada parte de você está viva, mas dentro de outra pessoa... você está vivo ou morto?''


Fragmentados - Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria.

Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.




Estou num caso de amor e ódio com esse livro.., Amor porque é uma distopia INCRÍVEL! Com um enredo novo e original, conquistou meu coração logo no primeiro capítulo. Enquanto muitas distopias consideram a morte o fim, Fragmentados questiona se há vida mesmo quando você está aos pedaços.
Após a Guerra de Heartland, foi criada a "Lei da Vida", que declara que a vida humana não pode ser tocada até a criança completar 13 anos, mas entre os 13 e os 18 anos, os pais podem escolher fragmentar a criança, "doando" as partes do filho para quem precisa. A fragmentação divide o jovem em várias partes, porém o mantém vivo. 
Connor, Risa e Lev são três jovens que não se conhecem e estão prestes a serem fragmentados. Eles fogem - cada um à sua maneira - e após o caminho deles se cruzarem, por um tempo todos se ajudam para continuarem "salvos". Com exceção de Lev, que é um dizimo, ambos querem fugir e chegar aos 18 anos, onde eles não poderão mais serem fragmentados.

Uma coisa que gostei no livro, é como o autor foi nos apresentando aos poucos as histórias de vida dos personagens e a história da guerra. Há um suspense sobre tudo, o autor fez uma boa escolha ao não vomitar toda a história no primeiro capítulo. Também há nessa distopia um pequeno romance. Tão sutil que se não fosse os capítulos finais, e alguns detalhes, passaria despercebido.
Neal Shusterman fez uma história bem detalhada, com certos fatos que me deixaram surpresa e querendo mais e mais e mais e mais.
A história é narrada em terceira pessoa e não é mostrado apenas a visão dos três protagonistas. Às vezes um personagem secundário ou até mesmo pessoas "não muito importantes", como guardas e multidões, aparecem para mostrar uma visão mais ampla do que está ocorrendo, o que achei bem interessante. O leitor conhece vários pontos de vista, mesmo a história não sendo narrada em primeira pessoa, o que nos deixa próximos de cada personagem de um jeito formidável.
Shusterman criou uma distopia fascinante, e o meu caso de ódio é que Fragmentados é uma série. Ainda virão mais três livros, e como estamos no Brasil, provavelmente demorará muito até os próximos livros chegarem. Eu estou ansiosa pra saber o resto da história. O primeiro livro foi muito bem escrito e dá pra ler ele como livro único, pois ele foi bem finalizado. E ele foi tão bem escrito, tão bem escrito, que não consigo deixar de querer ler mais obras do autor. Toda essa ideia da história, todos os detalhes e a cena da fragmentação me deixaram de boca aberta e querendo mais! 
Queria conseguir dizer mais à respeito desse livro, mas estou tão cativada que não tenho mais palavras para descrever a grandiosidade da história. Recomendo a todos os fãs de distopias, de histórias loucas, e principalmente de histórias boas, para vocês tirarem suas próprias conclusões.


  • Share:

POSTS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Olá! Tudo bem?
    Nossa, já estou em um relacionamento sério com esse livro! Ha ha..gostei muito da resenha. Eu preciso comprar ele!
    Abraços!

    livrosesugestoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, fico feliz que tenha gostado! E compre sim, é muuuito bom!

      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa adorei a resenha e sou fascinado por distopias.
    Já estou seguindo.
    http://leituranasnuvensb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro então, e gostará mais ainda!!
      Seguindo também.
      Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!