[Resenha] Zac & Mia

By Do Prefácio ao Epílogo - segunda-feira, outubro 05, 2015

Título: Zac e Mia
Título original: Zac and Mia
Autora: A.J. Betts
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 288
Nota: 


"- Quer jogar COD, mãe?  - Só se você quiser morrer! - Ela percebe tarde demais o que disse."


   Zac é um garoto de 17 anos que tem leucemia, e após uma quimioterapia que não deu certo, ele fica internado em um hospital porque fez um transplante de medula óssea, que era o único jeito de salvar sua vida. Ele tem que ficar nesse quarto cerca de 30 dias, e suas únicas visitas são sua mãe e as enfermeiras. Zac sente-se sozinho, mas não desanima - ele é muito humorado. Isso já me cativou desde o início do livro.
   Um dia, ele descobre que uma garota se mudou ao quarto ao lado: Mia. Ela ouve Lady Gaga alto, discute frequentemente com a mãe e tem uma personalidade bem rebelde e mal humorada, o oposto de Zac, além de se importar tanto com popularidade e festas que esconde de todos que tem um câncer no tornozelo (osteossarcoma). Vontade de estapear a Mia é que não faltou.
   Através de uma parede de aproximadamente seis centímetros, começa uma amizade esquisita e importantíssima entre Zac e Mia, onde ele tenta ajuda-lá a suportar esse câncer, pois "ela não sabe a sorte que tem"...

   O livro tem três partes, e todos os capítulos são narrados em primeira pessoa, mostrando as perspectivas dos dois protagonistas.
  1. Zac: onde todos os eventos são narrados pelo Zac;
  2.  & : cada capítulo é narrado ora por Zac, ora por Mia;
  3. Mia: todos os capítulos são narrados por Mia. (meio óbvio, mas tudo bem)


   Uma coisa que gostei bastante nesse livro, é que não é uma história comovente sobre o câncer. Claro, comove, e comove muito só pelo fato de dois adolescentes que tem toda a vida pela frente terem câncer Porém, pelo que percebi, a intenção de A. J. Betts não era nos fazer chorar com os problemas de saúde deles -  mas me fez chorar e muuuuito nas últimas páginas. Talvez eu esteja enganada, mas foi essa a impressão que eu tive, até porquê é uma história leve, rápida e bem humorada (pela parte de Zac, porque a de Mia, nem te conto!). Eu vi muita esperança nesse livro, muito carinho e muita emoção. É uma história bem sincera, real e tocante.
   Fico até sem palavras nessa resenha de hoje porque Zac & Mia é uma história indescritível, sabe? Todas as aventuras e medos e conversas, parecia que era eu vivendo ali. Os personagens tomam vida nesse livro, e se A. J. Betts lançar um outro livro, certamente vou comprar porque achei maravilhoso esse. 
   Ainda estou apaixonada pelo final, quase beijei todo mundo a minha volta apesar de estar chorando horrores. Um livro com um problema tão trágico, acaba se tornando um dos livros mais fofos e apaixonantes que li nesses últimos meses. 

  

   Agora sobre a estética do livro: que capa linda é essa??? Além da capa, todo início de capítulo, também tinha essa florzinha, achei muito amor. O livro é lindo com ou sem flores enfeitando e vale a pena ler! A diagramação toda bonitinha, e essas páginas da Novo Conceito têm um cheiro de papel tão gostoso que dá vontade até de comer.


Enfim, espero que vocês leiam o livro e gostem dele tanto quanto eu gostei. Se lerem ou já leram, deixe aqui nos comentários sua opinião sobre ele; eu gostaria muito de saber. 
Beijos e até a próxima resenha.

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Oii! Estou com esse livro aqui para ler e resenhar já faz um tempo e quero dizer que sua resenha me deixou muito animada para fazer isso logo! Já imaginava que ele fosse bonitinho e tudo mais, mas, por algum motivo, não estava assim com aquela vontade louca de ler. Acho que sempre pensei que ele fosse clichê e por isso minhas expectativas acabaram indo lá pra baixo. Mas depois de tudo que você disse já vou tentar incluí-lo nas minhas próximas leituras! E a diagramação dele é puro amor mesmo. A Novo Conceito simplesmente arrasou. Dá até gosto de ler de tão bonito :3

    Beijos,
    Ana.

    http://nasuaestanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que tenha se interessado tanto e que eu te motivei a ler! Quando terminar de ler, me conta o que achou ♥

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Amei a resenha! *-* parece ser ótimo o livro, fiquei bem curioso sobre o livro. Quero ler logo haha Bjss

    livrosesugestoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou! Espero que você leia, é muito lindo ♥

      Beijos!

      Excluir
  3. Oii, gostei muito da resenha e já quero saber o final do livro haha


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só lendo pra saber o final haha espero que você leia e goste!

      Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!