[Resenha] Boa Noite

By Do Prefácio ao Epílogo - sábado, outubro 29, 2016

Título: Boa Noite
Autora: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Páginas: 240
Nota: 

"Acho que a maioria das pessoas que chega na universidade espera que a vida tome um rumo completamente diferente... Obviamente eu também. Tudo o que eu quero é começar de novo. É nisso que eu penso que eu penso enquanto encaro a parede de tijolinhos à frente. Só quero deixar tudo pra trás e enfim ser alguém legal." 


     Seria bom se eu começasse dizendo que me identifiquei muito com a Alina porque também sou de exatas e tenho 18 primaveras. Masss, vamos à história:
     Alina tem 18 anos (acabei de citar isso) e, como recém-formada no ensino médio, sai de sua cidade, Laguna, para cursar engenharia da computação em Pedra Azul. Com a intenção de deixar pra trás seu título de "garota nerd", ela e mais três meninas (as únicas do curso) terão que enfrentar o preconceito dos homens - alunos e professores - da engenharia, que pensam que mulher não entende nada de exatas.
     À medida que Alina vai amadurecendo ao morar longe dos pais e vai conseguindo com que seu objetivo de ter mais amigos e ser mais aceita, digamos, seja alcançado, ela começa a ter as primeiras decepções da vida adulta e passa a ver a importância de seus atuais amigos para se reerguer. 
     Com a ajuda de seus amigos, Alina e suas três colegas embarcam num projeto que poderá não só mostrar a capacidade e inteligência que elas possuem, como também ajudar milhares de garotas. Uma página anônima no facebook, que traz notícias dos acontecimentos internos da universidade e depoimentos de abusos sofridos por lá, seja verbal, físico ou qualquer outro, lhes dá essa ideia e elas percebem que bater de frente com figuras importantes da faculdade poderá trazer um fim aos abusos sofridos por mulheres na instituição.
     Pelo tema original e escrita incrível da Pam, posso realmente dizer que a história é uma boa pedida para quem busca uma leitura rápida e leve. Sim, leve!!!! Apesar do peso que o assunto carrega, a autora soube dosar bem o envolvimento da personagem com todos os acontecimentos. Não foi algo muito profundo, e eu não achei que isso atrapalhou, pelo contrário. Assim os leitores têm um contato com a gravidade do problema, mas não de um jeito muito impactante pois, afinal, o livro não tem esse feitio.
     Reiterando que adorei a originalidade da obra, e o quanto amei esse meu primeiro contato com a Pam escritora. Além do tema polêmico, há também a exposição da importância dos laços de amizade. Dos que estão ali sempre ao seu lado e dos que, mesmo longe, te apoiarão quando precisar. Realmente indico a leitura deste livro a todos vocês, com a esperança de que esse assunto se torne ultrapassado daqui alguns anos. Espero que vocês leiam e adorem!

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

5 comentários

  1. Oi Maria Alice,
    Eu preciso ler algo da Pâm com urgência.
    Quase comprei o livro na Bienal, mas deixei passar por não ter referências dele ainda.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Maria Alice

    O que mais achei legal e original é que a autora não quis focar apenas em criar um romance universitário ou uma história sobre garotas na universidade, mas trouxe todo um tema mais polemico e não tao discutido à tona, acho legal que ela tenha conseguido fazer com leveza, sem deixar a história pender para o excesso de drama. Realmente uma boa recomendação de livro.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Olá, Maria.
    Acompanho o canal da Pam Gonçalves e tenho muita vontade de ler esse livro.
    Acho a capa linda, e o enredo é bem interessante e diferente se comparado com os livros que costumo ler.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria, tudo bem?

    Eu ainda não li nada da autora, mas tenho muito vontade. A premissa é bem interessante mesmo e bom saber que a autora tem uma escrita excelente. Estou curiosa pra ler, espero poder fazer isso me breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá, Maria. Tudo bem?
    Meu primeiro contanto com a escrita da Pam foi através do conto que ela escreveu no "Amor nos tempos de like" e não me despertou tanto interesse para ler algo mais dela. Não digo que nunca lerei, mas acho que por agora não.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!