[Resenha] Clube da Luta

By Do Prefácio ao Epílogo - sexta-feira, novembro 28, 2014

Clube da Luta, de Chuck Palahniuk, publicado pela Editora Leya, com 270 páginas.


"Não é o suficiente ser apenas mais um dentre os grãos de areia da praia e as estrelas do céu."


Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, Clube da Luta é reconhecido como um dos romances mais originais e provocativos de sua década, além de ser visto como um cânone da cultura popular.
O humor negro de Chuck Palahniuk narra a história de um jovem funcionário que descobre que sua frustração e ira não podem ser acalmadas com o consumo desenfreado que a mídia oferece. Ele encontra alívio e redenção após horas de luta em pequenos clubes escondidos nos porões de bares da cidade.  O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente.


Esse livro é incrível! Nunca tinha ouvido falar dele, apenas do filme, que nunca assisti, e mesmo quando o comprei não me senti tentada a lê-lo. A sinopse não me cativou - no último post eu disse que comprei ele por estar custando apenas 4 reais -, mas mesmo assim comecei a ler por ser um livro curto, de apenas 270 páginas. No início achei a história bem confusa, porque os cinco primeiros capítulos são meio soltos, e pensei que a obra inteira seria assim. Por sorte, no sexto capítulo tudo começou a fazer sentido e depois não parei mais de ler, hehe.
Bem, como eu disse anteriormente, esse livro é incrível. Mais do que incrível, genial. Chuck Palahniuk conseguiu reunir ação, romance, comédia, drama e mistério em uma surpreendente trama psicológica, e eu adorei. O mais legal é que a história não se trata apenas de lutas. É mais do que isso. Trata-se de pessoas que se sentem derrotadas, sozinhas, e que precisam urgentemente botar pra fora tudo que estão sentindo, e é no clube da luta que elas encontram redenção. Trata-se também de um cara que não aguenta mais viver numa sociedade regrada, e que busca um sentido pra continuar vivendo. Trata-se de pessoas comuns, não-fictícias.
Podem até dizer que Clube da Luta é exagerado, radical, e muito violento, e até é, na verdade. Mas é um livro extraordinário, que mesmo quase duas décadas depois de sua publicação continua sendo visto como um modelo para os jovens (estadunidenses, principalmente). 
E se você ainda não leu essa obra, leia, pois vale muito a pena. Ela mostra que, apesar de tudo, cada um de nós é capaz de fazer sua existência se tornar uma lenda.

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Oiii. Eu vi esse livro em promoção e quase comprei. Mas acabei deixando de lado. Mas bom saber que é um bom livro. Fica a dica para uma nova promoção =D
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu conhecia o filme, mas não sabia que tinha livro. Quem sabe não dou a chance para ele algum dia?
    Ótima dica!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, leia! E eu vou procurar o filme pra assistir, deve ser muito bom também.
      Beijoss

      Excluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!