[Resenha] Cartas de Amor aos Mortos

By Do Prefácio ao Epílogo - segunda-feira, outubro 12, 2015

Título: Cartas de Amor aos Mortos
Título original: Love Letters to the Dead
Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 344
Nota: 


"Você acha que todo mundo consegue ser uma estrela? Acha que todo mundo consegue ser visto? Ser amado? Consegue brilhar? Não. As pessoas não conseguem fazer o que você fez. Elas não conseguem ser tão lindas quanto você. E você só queria se extinguir."


Querido(a) leitor(a),

   Comprei esse livro em fevereiro e não sei porque demorei tanto pra ler. Cartas de Amor aos Mortos é um livro magnífico, tanto em questão à capa quanto ao conteúdo!

   O livro conta a história de Laurel, que acabou de entrar no ensino médio em um colégio diferente do qual ela estudou no ensino fundamental porque ela não queria estudar com ninguém que soubesse do seu passado. Com ninguém que soubesse que sua irmã, May morreu. Assim que as aulas começam, sua professora de inglês passa para a turma uma tarefa: escrever uma carta pra alguém que já morreu. 
   Ela começa escrevendo pra Kurt Cobain, e não entrega a tarefa. Ela continua escrevendo pra outros famosos, como Janis Joplin, Amy Winehouse, Elizabeth Bishop, Judy Garland, River Phoenix, entre vários outros, e faz dessas cartas um diário, contando tudo o que acontece nesse primeiro ano do segundo grau.
   A história é linda, a autora criou uma história bem tecida com personagens muito bem tramados.
Laurel meio que se culpa pela morte da irmã, que ela tanto idolatrava, amava e queria sempre por perto. E May não era exatamente tudo aquilo que sua irmã achava que ela era.
   No colégio ela faz duas amigas e arruma um namoradinho, e mesmo confiando e gostando muito deles, ela não consegue contar a eles o que aconteceu no seu passado, escondendo isso até o último momento.
   O que eu mais amei disso tudo foi o fato dela ter amadurecido. Laurel teve que descobrir que sua irmã não era perfeita como ela achava que era, teve que encarar isso, perdoá-la e se perdoar também. Ela começou contando para os mortos o que aconteceu e depois contou para os vivos ao seu redor, se libertando de toda a angústia e culpa que sentia, começando assim a trilhar sua própria vida.

   Li muitas resenhas de pessoas dizendo que não gostaram, pois é muito dramático e só fala de questões adolescentes e tal. Reconheço que Laurel é um pouco dramática, e venera muito sua irmã, mas é um ótimo livro. E acho que o suspense de como May morreu, foi uma chave importante para a história. Descobrir esse mistério foi o que me levou a devorar o livro tão rápido.
   Vi várias relações da protagonista com o Charlie, de As Vantagens de Ser Invisível, mas ao meu ver isso não prejudicou minha leitura. Ambos os personagens tem problemas emocionais; sofrem abusos; descobrem a sexualidade, drogas e álcool; e fazem relações entre músicos, escritores, cantores, famosos com suas próprias vidas. Laurel faz isso em muitas das cartas: pega a vida da pessoa para quem ela está escrevendo e correlaciona com o seu momento vivido, e achei isso muito legal.
   A forma como Ava Dellaira montou tudo isso, encaixou tudo e amarrou bem amarrado, demonstrando todas as inseguranças, os medos, o luto, os problemas familiares e todo o resto foi fantástico! Fiquei muito admirada com a escrita dela, Há muitas passagens reflexivas, profundas e lindas. Grifei umas vinte partes favoritas do livro, sem contar que chorei várias vezes (quase o livro inteiro).
   Enfim, amei amei tudo, adorei o livro todo e todas as cartas. Amei Sky, odiei May e quis abraçar Laurel praticamente o livro inteiro, mas isso faz parte da leitura de qualquer livro, não é mesmo? Haha.

   Espero que você(s) tenham gostado da resenha e queiram ler o livro! Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante pra nós!

Beijos e até a próxima resenha,
Natália.

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Ah, adorei sua resenha... Comprei meu exemplar recentemente, estou esperando chegar, e sou apaixonada por essa capa! Linda!

    Beijos!

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Depois que terminar de ler, me conta o que achou!!! Essa capa realmente é linda, apaixonei de cara já hehe

      Beijos!

      Excluir
  2. Muito bom, gostei muito da resenha.
    Fiquei curioso em saber mais do livro hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Se ler o livro, conte-nos o que achou!

      Beijos!!

      Excluir
  3. Olá!
    Eu amo esse livro, já fiz resenha sobre ele. É um livro lindo em todos os aspectos, deste a narrativa até a forma física do exemplar. *-* Amei a resenha. Abraços!

    Livrosesugestoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, realmente esse é um livro lindérrimo <3 estou hiper apaixonada!

      Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!