[Resenha] Amor à Segunda Vista

By Do Prefácio ao Epílogo - sábado, dezembro 26, 2015

Título: Amor à Segunda Vista
Título Original: Here's Looking At You
Autora: Mhairi McFarlane
Editora: HarperCollins Brasil
Ano: 2015
Páginas: 384
Nota: 
"Anna notou que, depois de esperar 32 anos para ser arrebatada, não era como esperava. Ela achou que ia ter uma sensação de segurança: saber que você estava em casa, onde sabia que deveria estar. Na verdade, Anna se sentia mais como se estivesse amarrada em uma cadeira inclinada na beira de um abismo. Íngreme."
     Não estou psicologicamente preparada para resenhar esse livro. Sei que tenho um gosto um pouco diferente dos outros leitores, porque parece que a maioria dos livros que leio e amo são criticados por coisas que eu não enxerguei na história e que, a meu ver, na verdade nem existem. E Amor à Segunda Vista é um exemplo disso. Li algumas resenhas dele que falaram da superficialidade da autora no assunto bullying, e de como não houve "química" entre os dois personagens. Mas deixem eu explicar a história primeiro, pra vocês entenderem.
    O prólogo do livro se passa há 16 anos no passado, no último dia letivo do ensino médio de Aureliana, dia em que ocorre um fato que ficará marcado para sempre na memória dela. Com todas as "qualidades" necessárias pra ser taxada de feia e ser a principal vítima de agressões verbais e físicas do colégio, ela se torna o centro das atenções da festa (de forma negativa) e sofre com o bullying vindo de seus colegas. Esse fato, mesmo com o passar do tempo, continua afligindo Aureliana e ela, mesmo tendo mudado completamente sua aparência e seu nome (agora Anna) e se tornado, como dizem seus amigos atuais, atraente, continua tendo pensamentos inferiores como a menina de 16 anos atrás.
     Voltando ao presente, Anna, depois de um empurrão dos amigos, resolve ir ao reencontro de sua turma no colégio. Lá, dá de cara com as últimas pessoas que queria encontrar no mundo: Laurence e James (este que, por sinal, era a paixão de Anna na adolescência), os dois amigos que riram dela e dispararam insultos naquele último dia terrível de aula. Mas, pelo visto, os dois não a reconhecem, e Loz resolve dar em cima de Anna (depois de James tentar fazê-lo desistir), que desconversa e vai embora, desconfortável.
    Anna reconhece que foi um erro ir ao reencontro, pois nada de diferente ocorreu e ninguém lembrou-se dela. Além de ter reencontrado o cara que quebrou seu coração e a fez se sentir mal na frente de toda a turma. Mas promete aos amigos que seguirá vivendo normalmente, principalmente porque nunca mais terá de ver nenhum daqueles rostos de novo. (E, pra variar, ela estava enganada em relação a isso.)
     Em uma reunião de trabalho, ela descobre que seu "parceiro" em sua próxima tarefa será nada mais nada menos do que James. Isso mesmo, senhoras e senhores. Depois de tudo o que ele a fez passar, será que ele mudou em relação ao James de 16 anos atrás? A resposta fica por conta da leitura de vocês. 
     Agora, voltando às críticas que li. Sobre a "superficialidade da autora no assunto bullying": não vi isso em nenhum momento. Pelo título, percebe-se que o foco narrativo da autora será o reencontro dos dois protagonistas e o que pode rolar a partir disso. E só. Sei que bullying é um tema polêmico e tal, mas fica claro desde o princípio que a história não vai se desenrolar para um lado dramático de Anna. Isso até acontece mais pra frente (sem spoilers), e a meu ver é uma cena esclarecedora e curta, que não precisa de complementos e que encerra de vez o tema. Mas essa é só a minha opinião.
     E, sobre a "falta de química entre os personagens", não tenho muito a argumentar. Do meu ponto de vista... bem, não posso falar, pois seria um spoiler (talvez), mas isso depende de com que olhos você vê a históriaMuitos vão achar que ela é clichê, porque subentende-se que os dois ficarão juntos depois que se reencontram, mas acreditem em mim: não é. É um enredo engraçado, cheio de reviravoltas e que te prende do início ao fim. Quem leu Desde o Primeiro Instante sabe que os finais de Mhairi McFarlane, apesar de tudo, não são os esperados desde o início. Ela gosta de surpreender, hehe.
     Falando na autora... me apaixonei ainda mais pela escrita dela. Mhairi me fez rir alto nos dois livros, e olha que eu não rio tão fácil assim. Além disso, apesar de compreender que a história poderia ser encurtada, eu admito que, se ao invés disso, ela fosse aumentada em 200 páginas, eu não teria preguiça de ler. É uma leitura gostosa, rápida, e quando você se dá conta já terminou o livro.
     E por fim, fica aqui meu pedido para que vocês, leitores, reservem uns dias de 2016 pra ler essa obra maravilhosa. Posso garantir que vocês irão se divertir com ela e se apaixonar pela autora tanto quanto eu Sério, LEIAM! 

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

22 comentários

  1. Que resenha fofa <3 Pra mim não foi diferente, porque também sou bem eclético, haha
    Amei o blog, seguindo. Retribui?

    http://comum-dois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria!
    Eu te entendo quando diz que alguns livros que você ama, ninguém gosta.... HAHAHAHAH Eu sou assim também, até porque um exemplo é que sou fã de romances históricos e a maioria diz ser 'mais do mesmo'. E eu vejo cada sentimento ser retratado de uma forma e eu me apaixono, HAHAHAHA.
    Mas voltando... sabe o que eu gostei e me chama a atenção em ler "Amor à Segunda Vista"? A protagonista é mais velha, né? Sinto MUITA falta de livros com personagens mais 'adultos'. Ok, ela tem traumas de infância, mas é totalmente normal e ver como ela lidará com isso é o que me deixa intrigada.
    Adorei sua resenha! De verdade.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ai, que bom que não sou a única, haha!
      Sim, a protagonista tem 32 anos! E apesar de eu ter 17 eu estou preferindo muito mais livros com personagens adultos do que adolescentes... não sei, mas acho que esse clima de vestibular me deixou com a mente mais amadurecida, sei lá hahah.
      Obrigada, vai adorar o livro, viu?
      Beijos!

      Excluir
    2. Vou te falar... mesmo aos 17 eu também já queria histórias com personagens mais maduras. Tem muito livro com menininhas de 15 bobonas por aí hahahahah #GirlPower
      Beijos
      http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Oi, Maria, tudo bem?
    Não conhecia "Amor à Segunda Vista", mas gostei do que li na sua resenha. Apesar de nunca ter lido um livro inteiro sobre bullying, acho que irei gostar deste livro.
    Além disso, pela imagem, percebi que o livro tem uma linda diagramação.

    Beijos e boas festas,
    Tudo Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sávio! O bullying não é o foco, mas está bem presente... é o que liga os dois personagens. De qualquer maneira, leia sim, irá adorar!
      (P.S.: eu adoro a diagramação desse livro ♥)
      Beijocas, boas festas também!

      Excluir
  4. Oi Maria, tudo bem ?
    Ainda não conhecia, a historia, mais gostei muito da resenha, a capa é bem fofinha *-*.

    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letycia! Obrigada, a capa é realmente maravilhosa, né?
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Maria!
    Eu amo a escrita da autora, ela me conquistou com o livro Desde o primeiro instante e tenho certeza que esse livro irá me conquistar mais uma vez. Só quem lê os livros dela sabe como é difícil para os protagonistas ficarem juntos rs. Estou com ele aqui e sua resenha me deixou muito mais ansiosa para ler. Gosto muito das resenhas de vocês duas, sério, vocês escrevem muito bem e me matam de vontade para ler os livros! Sobre o bullying , concordo com você, acho que já no título ela deixa claro que o foco principal é o romance. Também vi muitas resenhas com críticas nesse aspecto, mas sei que eu vou amar esse livro <3.
    Beijão,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Haha, alguém que me entende! A escrita da Mhairi é realmente in-crí-vel, e não vejo a hora de ler outro livro dela em breve (quando ela lançar, claro). Ah, e obrigada pelo carinho! Que bom que deixamos você curiosa hahah.
      Leia o livro o quanto antes, você vai amar tanto quanto o outro! Impossível não se apaixonar pelos personagens.
      Beijão

      Excluir
  6. Ei, Maria Alice!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas sua resenha ficou ótima! Convidativa!
    Se fosse o tipo de história pra mim, eu com certeza procuraria.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada! Ah que pena que não seja seu tipo então... se fosse, com certeza você adoraria.
      Até!

      Excluir
  7. Olá!
    Não conheço o livro, mas achei a premissa bem interessante, talvez leia no futuro!

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria Alice... ainda não conhecia este livro... mas parece bem interessante.... eu gosto deste tema...

    livros terapias / Sorteio de Fim de ano

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha e foi a primeira que li, ou seja já me conquistou, se falam mal desse livro eu não sei, mas sua resenha conseguiu me conquistar. Percebo que minha lista para 2016 não vai ser fácil rs.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, obrigada! Que bom!!! Vai amar esse livro, coloque ele no topo da lista hah
      Beijos!

      Excluir
  10. Oiii estava eu hoje no site do extra procurando um novo livro para comprar e me deparei com Amor a Segunda Vista imaginei que fosse o livro do filme Amor a Segunda Vista com a Sandra Bulock do qual eu não gosto muito mas resolvi dar uma chance e ver sobre o que se tratava nas únicas duas linhas que falavam sobre ele no site percebi que não se tratava da mesma história do filme e fui procurar no YouTube resenha sobre ele e não achei mad achei você e acabou me convencendo que essa será minha próxima leitura.Muito Obrigada. Ps- também cansada de personagens adolescentes. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu acabei de ganhar esse livro, então comecei a ler e fiquei meio desconfiada, e achei melhor procurar por uma resenha dele, e vou te contar... Não vejo a hora de ler ele todo! Obrigada pela resenha :)

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!