[Resenha] Assassinato no Expresso do Oriente

quarta-feira, maio 14, 2014

Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, publicado pela editora Nova Fronteira, com 223 páginas.


"É tudo tão louco, que às vezes tenho a impressão de que tudo é muito simples… Mas é apenas uma das minhas pequenas ideias…"


Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve para o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabine, com 12 facadas, e a porta estava trancada por dentro.

Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.



Não sei se é porque essa foi a primeira obra que eu li da autora, mas Assassinato no Expresso do Oriente é, sem dúvidas, o meu livro preferido da Agatha Christie. Quando eu o li, eu não sabia que as histórias da Rainha do Crime eram tão arrebatadoras e que prendiam o leitor do início ao fim, e quando a leitura acabou eu fiquei mega fascinada com o desfecho, com os personagens, com o enredo, com Poirot, enfim, com tudo. 
(Acho que foi depois disso que eu virei uma leitora assídua de livros de suspense e de assassinatos.)
Bem, em alguns momentos confesso que tive vontade de rasgar esse exemplar no meio de tão ansiosa que eu tava pra saber a solução do crime. Mas por sorte eu não tive coragem de fazer isso.
Enquanto você lê o livro, você se esquece de comer, beber, ir ao banheiro, respirar, etc. E até perde o sono. Mas pode acreditar: vale a pena. Essa é uma daquelas histórias que, quando termina, fica na sua cabeça por muito tempo, e você fica pensando "Caralho, que livro foda!!!" (perdoem-me)
Quem nunca leu Agatha Christie deve estar achando que eu to fazendo tempestade em copo d'água, mas quem já leu sabe do que eu to falando. A autora é tão boa que suas obras (escritas a 1 século atrás) ainda fazem a cabeça de muita gente por aí, inclusive a minha.

Muitos resenhistas, quando vão indicar uma leitura pra alguém, aconselham o leitor a "não ir com muita sede ao pote", pois ele pode acabar se decepcionando. Se você não curte muito livros de suspense, dou o mesmo conselho. Mas se você é daqueles que super amam e respiram esse tipo de história eu digo: Não importa o tamanho das expectativas que você tem ao começar a ler Assassinato no Expresso do Oriente, ele vai superá-las.

Enfim, é isso. Não tenho mais o que elogiar.

Só mais uma coisa:
Todos deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

You Might Also Like

2 carinhos.

  1. Olá, como vai?
    Eu já li este livro. ADOREI.
    Fiquei ansiosão pelo fim do livro, ficava desesperado pra saber o fim tb suahsua
    Adorei teu post :)

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinal, quem é que leu e não gostou, né? haha
      Obrigada pelo elogio!
      Bjs

      Excluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!