[Resenha] Por Isso a Gente Acabou

By Do Prefácio ao Epílogo - domingo, julho 13, 2014

Por Isso a Gente Acabou, de Daniel Handler e ilustrações de Maira Kalman, publicado pela editora Cia. Das Letras, com 365 páginas.


"(...) o negócio de ter o que seu coração deseja é que seu coração não sabe o que deseja até aparecer".

Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por Isso a Gente Acabou.




     
Por Isso a Gente Acabou, estaria com toda a certeza do mundo, na minha lista de "10 livros favoritos" se eu tivesse uma lista de "10 livros favoritos".
Min conhece Ed numa festa, e ele pergunta se pode ligar para ela no dia seguinte. Ela diz que sim, mas tem quase certeza de que ele não vai ligar, mas aí ele liga, e depois de eles combinam de sair, acontece um beijo, e não me lembro como, eles começam a namorar. Depois de algumas semanas de um namoro intenso, eles terminam. Então, Min resolve devolver cada objeto que adquiriu durante o relacionamento, contando numa carta a importância desses objetos para deixar o coração de Ed partido. E o livro é essa carta.

Intenso, romântico e bem típico, conta como Min se sente desde o instante que conhece Ed até o momento onde terminaram, de uma forma que só Lemony Snicket (autor de Desventuras em Série, cujo nome verdadeiro é Daniel Handler) consegue. 
Gostei muito das ilustrações da Maira Kalman, que eram seguidas pela história do objeto (como na figura ao lado). São fofas, delicadas e muito bem feitas.
Min ama filmes (é como se fosse nosso amor por livros, sabe? hehe) e acho que por isso ela é meio dramática. Às vezes, há parágrafos que duram duas, três páginas, com algumas ideias repetidas e tal, por isso algumas pessoas podem achar o livro meio maçante e enrolado, mas mesmo assim é muito bom. No livro são citados muitos filmes que Min adora assistir, e fiquei muito triste quando descobri que são filmes fictícios, pois pareciam ser muito legais (na minha opinião, hehe).

Enfim, recomendo a todos esse maravilhoso livro, que nos mostra como é ser apaixonado e como é ter o coração partido. É um livro meio extenso, não é muito rápido, mas quando você se envolve com a história, passa num piscar de olhos, e acaba rápido. Por isso ele acabou.

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Gostei bastante dessa historia mas realmente ... O Ed me irritou desde o começo ! Acho que o título do livro deveria ser Porque nós começamos ? Ahauau pq realmente acho que a Min merecia coisa melhor.
    www.nasuaestanteblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk ri muito, porque é verdade. O livro é bom, mas a Min devia ficar com alguém melhor tipo o Al ♥
      Beijos!

      Excluir
  2. Esse livro parece ser legal, eu não me interesso muito por esse estilo melosinho e tal, mas esse parece ter muita criatividade e as ilustrações são lindas.
    Beijos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações são mesmo lindas, e apesar dele ser meio meloso, ele é bom (na minha opinião) ♥
      Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!