[Resenha] Eleanor & Park

By Do Prefácio ao Epílogo - sexta-feira, julho 25, 2014

Eleanor & Park, de Rainbow Rowell, publicado pela editora Novo Século, com 328 páginas.


"Se você mesma não pode salvar sua própria vida, vale a pena alguém salvar?"


Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths.
Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.



Definindo esse livro em uma palavra: fofo.
No início da história eu fui pega meio de surpresa, porque eu não sabia que haviam partes da narrativa dedicadas à Eleanor e outras dedicadas a Park (só que em terceira pessoa), mas achei isso legal porque, pessoalmente, não gosto muito de histórias em primeira pessoa quando o narrador é um adolescente, exceto sagas... Não sei por quê, hehe.
Enquanto eu lia, eu me apaixonava cada vez mais pelos dois protagonistas, por suas histórias e pelo jeito como eles demonstravam seus sentimentos pelo outro. E aí começa um amor fofo, inocente e simples... E, com ele, uma insegurança por parte da Eleanor (que me deixou muitíssimo irritada algumas vezes, mas ok), que achava que o namorado não gostava dela de verdade, e também por parte de Park, que tinha medo do que os outros iriam pensar se ele assumisse o namoro com Eleanor, vista pelas outras pessoas como uma criatura mega estranha.
Mas conforme você vai lendo, você percebe que sem as imperfeições desse relacionamento o livro não seria tão... Perfeito.
É impossível não se comover com a vida dos dois, com as coisas que eles enfrentam dia após dia, e como ainda persistem em amar um ao outro. O amor entre eles muda tudo, e isso é o que tem de mais lindo na história.
Esse livro tem uma capa tão linda, e foi tão bem escrito, que não sei se eu amo ou odeio a Rainbow Rowell... Por causa do final. Que, como disse o Publishers Weekly, é "imperfeito e verossímil", e também capaz de partir o coração de qualquer um. (inclusive o meu).
E se você ainda não leu Eleanor & Park, leia, porque vale a pena. Fale desse livro pra sua mãe, pra sua avó, pro seu tio, e pra todos que você conheça, porque ele é apaixonante e irá conquistar o coração de todos que o lerem.

"Você salvou a minha vida, ela tentou dizer a ele. Não para sempre, e não de forma completa. Provavelmente apenas temporariamente. Mas você salvou a minha vida, e agora eu sou sua. A versão de mim que existe agora é sua. Para sempre."
Fanart

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

7 comentários

  1. é um amooor esse livro awn <3 Eu fiquei namorado o livro durante a leitura e confesso que chorei no final hahaha <3 curti sua resenha hehe ><
    Venha conhecer o Doce Literário <3 Beeeijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também ♥ hehe. Obrigada!
      Adorei seu blog, mas não achei a barrinha pra seguir :(
      Bjs!

      Excluir
  2. Gostei muito da sua resenha e ouço muito falarem desse livro, e dessa autora também. Gostei da sinopse dele e parece ser um livro legal, não entra nas minhas prioridades, mas eu o leria com certeza. Beijos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Se você gosta de romances fofos e de histórias com protagonistas adolescentes, essa com certeza é uma boa pedida!
      Bjss

      Excluir
  3. Ainda não li, mas estou ouvindo tanta gente falar bem desse livro que estou louca pra ler. Fora a capa né?! Muito fofa...
    Parabéns pela resenha.
    Abrax!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!