[Resenha] A livraria 24 horas do Mr. Penumbra

By Do Prefácio ao Epílogo - terça-feira, julho 15, 2014

A livraria 24 horas do Mr. Penumbra, de Robin Sloan, publicado pela Novo Conceito, com 288 páginas.


"Mas tantos favores se passaram entre nós agora que não são mais distinguíveis como atos individuais, só um halo reluzente de lealdade. Nossa amizade é uma nebulosa." 


A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo.
Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler.
Mas Jannon é curioso…


CARA, COMO EU AMEI ESSE LIVRO!!!! Ele é divertido, romântico, fofo, enigmático... Tô apaixonada.
Quando eu comecei a ler, minhas expectativas não estavam tão altas assim, e acho que isso facilitou a leitura. Pra começar, a história é narrada sobre o ponto de vista de Clay, o protagonista, que é engraçado e faz você se apaixonar por ele logo de cara. Deve ser parente do Augustus Waters, não sei...
Enfim... O autor conseguiu me prender à leitura com tanta facilidade que eu fiquei com vontade de conhecê-lo só pra poder elogiar pessoalmente a narrativa dele, hehe. Sem falar que ele escreveu sobre as duas coisas que mais tomam conta da minha vida atualmente: livros e tecnologia. (Só por isso já conquistou meu coração).
Pra ser sincera, foi a primeira vez na minha vida em que todos os personagens de um livro me conquistaram. Até os malvadinhos. (Só abrindo um espaço pra falar do meu preferido: Penumbra. É o dono de livraria mais fofo, amável e carismático de toda a face da Terra. Se ele não fosse velho, talvez seria o galã do livro. Mas esse posto ainda pertence ao Jannon). E também foi a primeira vez - ou não, mas faz muito tempo que isso não acontece - em que o autor não matou nenhum personagem!!! Robin Sloan deveria ganhar um prêmio por isso!!!
Brincadeiras à parte... Como a sinopse do livro não conta muita coisa, não vou revelar nada sobre a história. Até porque ela é composta de vários enigmas, e a graça disso é o leitor ir desvendando-os com Clay no decorrer da leitura. (Ficou curioso? Ótimo. Agora vá até a livraria mais próxima, compre o livro e comece a lê-lo).
E por fim, falarei do que me deixou mais feliz: o epílogo. Sabe aquele momento final do filme em que vão aparecendo as pessoas e o que aconteceu com cada uma delas? Então. Foi isso. E foi perfeito. Quando eu terminei, fiquei com um sorriso no rosto por um bom tempo e a minha mente ficou vagando por um universo paralelo onde a história era verídica e os personagens também. Acho que não haveria desfecho melhor.
Então, tendo mostrado o quanto eu gostei dessa obra, termino a resenha indicando-a pra todo mundo que goste de enredos sobre o passado e o futuro do universo dos livros, e também pra quem busca uma leitura divertida e encantadora.

"Todos os segredos do mundo que merecem ser conhecidos estão escondidos debaixo de nossos olhos."

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

8 comentários

  1. Nunca li este livro mas confesso que já tinha me interessado pelo título. Agora sabendo um pouco mais da história, já entrou pra minha wishlist *u*

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Vale muito a pena ler, compre o quanto antes!
      Bjs

      Excluir
  2. Que incrível, é mais legal do que parece pela sinopse! O segredo que engloba a história é bom? Tipo segredatástico, haha? Fiquei feliz em saber que ninguém morre, pois recentemente a Veronica Roth levou um pedaço de mim junto com "Convergente" *lágrimas infinitas*...
    Beijo :*

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se você levar em conta só a sinopse o livro não parece tão legal... Tipo, o segredo não é aquele que tira o seu sono, mas é intrigante, leva em conta fatos reais, entendeu? Haha. Só lendo pra ver se a história te conquista ou não...
      Bjs!

      Excluir
  3. Desde o lançamento eu estava louca por este livro. A capa logo de cara me chamou a atenção e a sinopse dele é convidativa. Estava evitando ler resenhas dele pra ser surpreendida, mas vi o nome do Gus ali e quis ler e não consegui parar. hahha Já quero lero o quanto antes.

    Beijoss!
    comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cara, há um tempo atrás eu estava doida por esse livro, consegui e agora ele está parado na estante, vê se pode? XD
    Essa questão de se passar numa livraria me atraiu. Divertido, romântico, fofo e enigmático? Então preciso ler LOGO! haha *-*
    Que bom que amou a leitura, espero amar tbm =D
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vai amar! Leia logo, depois me diga o que achou!!!
      Bjss

      Excluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!