[Resenha] O Caçador de Pipas

By Do Prefácio ao Epílogo - sábado, fevereiro 20, 2016

Título: O Caçador de Pipas
Título Original: The Kite Runner
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2003
Páginas: 365
Nota: 

"Foi há muito tempo, mas descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque, de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar."

 
     Estava eu procurando um livro para resenhar até que... espere... ainda não tem resenha de O Caçador de Pipas no blog?! Ah, vou dar um jeito nisso já já.
     Esse livro maravilhoso, pra quem não conhece, conta a história de Amir, um garoto rico do Afeganistão, e de seu melhor amigo, Hassan, um hazara de lábio leporino, filho do empregado de seu pai. Durante o campeonato anual de pipas, que marca o início do inverno em Cabul, Amir se torna o campeão e Hassan, seu ajudante, um exímio caçador de pipas, acaba encontrando Assef (um garoto que é "inimigo" dos dois meninos) durante a tentativa de apanhar a última pipa para exibi-la como troféu. Amir, ao procurar pelo amigo, encontra-o sofrendo nas mãos de Assef, mas lhe falta coragem para intervir na situação e acaba dando as costas para Hassan. Ele, então, decide manter o que viu em segredo, mas a culpa começa a consumi-lo dia após dia.
     Depois de um tempo, não conseguindo mais suportar olhar para Hassan sem sentir a terrível culpa todos os dias, Amir esconde alguns objetos nas coisas do menino para acusá-lo de roubo. Hassan, sabendo o que Amir fez, acaba confessando o roubo ao invés de denunciar a atitude do melhor amigo. Diante disso, apesar das súplicas de Baba, pai de Amir, Hassan e seu pai deixam a casa e os dois meninos nunca mais se veem. Mesmo assim, o sentimento de culpa nunca abandonou Amir.
     Tempos depois, do outro lado do mundo, Amir recebe um telefonema de alguém que lhe conta alguns detalhes da vida adulta de Hassan e que pede a ele para voltar ao seu antigo país, dando a Amir uma nova chance de se redimir com o velho amigo e de enterrar de vez a culpa que carrega consigo desde a infância.
     Devo dizer que a história que Hosseini escreveu foi maravilhosa, uma das melhores que já li. Quando comprei esse livro no sebo não imaginei que choraria tanto com a leitura dele, nem que teria o misto de emoções que tive durante as 365 páginas. As revelações que vêm como tapas na cara do leitor (não vou contar aqui não, viu!) são tocantes, e quando você acha que já levou tapas suficientes pra uma vida inteira... ai ai... você leva mais uns 200.
     Do meu ponto de vista, depois do fato que "acabou" com a amizade dos dois meninos, Amir nunca teria a chance de se redimir e de se livrar da culpa que o atormentava. Mas o autor mostrou que eu estava enganada, não é mesmo? Eu senti muita raiva de Amir, de verdade, e até cheguei ao ponto de querer abandonar a leitura porque não aguentava mais ver o sofrimento de Hassan. Porém, graças a Deus, continuei lendo e descobri que a história era sensacional e que não iria me arrepender em nenhum minuto de tê-la lido. 
     O início é triste? É sim. O meio é triste? É também, sim senhor. E o final... bem, o final é emocionante. E ele não seria tão emocionante se os personagens não tivessem passado por tudo o que passaram, por todos as provações - Amir, principalmente - e pelos momentos que só aumentaram a vontade de recomeçar.
     E é por tudo isso, leitores, que eu gostaria de indicar essa obra magnificamente única a todos que ainda não a leram (porque, afinal, o livro não é uma publicação recente, né?). Além de conter inúmeras lições de vida, a história é um prato cheio para aqueles que buscam uma leitura que traga milhares de emoções e que faça pensar. Então, por favor, apenas leiam!

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

26 comentários

  1. Esse livro é incrivelmente doloroso. Sério. Cheguei a dizer que odiei ele, de tanta raiva que eu senti dos personagens. Acho que todos eles tem a sua parcela de culpa para a história ser tão complicada.
    O início é triste, o meio também, têm razão. O clímax então nem se fala, mas o final, ao menos, me pareceu cheio de esperança. O Khaled escreve para acabar acabar com o nosso emocional.
    Aproveita e põe em negrito e caps ali no final: NÃO LEIA CASO NÃO QUEIRA FICAR EMOCIONALMENTE ABALADO POR 19 DIAS, haha.
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKK É BEM ISSO!!!! Só uma correção: NÃO LEIA CASO NÃO QUEIRA FICAR EMOCIONALMENTE ABALADO POR UM MÊS INTEIRO***** hahah
      Beijocas

      Excluir
  2. Oi Maria,
    Eu li O Caçador de Pipas há uns dez anos e lembro que gostei, mas não tinha achado o livro aquilo tudo o que as pessoas estavam falando.
    Mas é um livro que ainda pretendo reler, pq mal lembro da estória.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu li faz uns dois anos mais ou menos, lembro que fiquei me perguntando o porquê de eu não ter lido antes. E quem sabe relendo a história você não tenha outra opinião, né? Me fale depois!
      Bjss

      Excluir
  3. Oi, Maria! Tudo bem? Eu curto muito um bom drama e esse parece ser ótimo. Sem falar que nos mostra uma cultura bem diferente da nossa, né? Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo ótimo e você? É um drama realmente ótimo, e ler sobre um livro que se passa em outro país é sempre bom mesmo, hehe. Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. Ameeei a resenha deu pra perceber o quanto ele parece ser interessante, fora a capa que chama muito a atenção

    Beijos <3
    www.quietlypink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Ele é muuuito bom, e a capa é bem instigante mesmo, hehe.
      Bjs

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Antigamente, tinha muita vontade de ler "O Caçador de Pipas", mas devido algumas opiniões de amigos, perdi o interesse no livro. Ao ler sua resenha, tive outra imagem do livro, quem sabe eu leia um dia desses...

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim e você? Poxa, sério?! Não consigo imaginar o porquê de algumas pessoas não gostarem do livro... talvez as expressões em outra língua, que não tem tradução, mas são bem poucas e dá pra entender pelo contexto... não sei!
      Mas que bom que gostou, espero que dê uma chance pra leitura em breve :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Maria!
    Esse foi o primeiro livro triste e doloroso que eu li, mas não me arrependo dessa leitura, ao contrário amo esse livro e cada lição que pude aprender com ele e com os personagens. 
    Beijos! 
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não sei, mas acho que foi o meu primeiro também... E também não me arrependo, é uma leitura pra levar pra vida inteira!
      Beijocas

      Excluir
  7. Olá, Maria, tudo bem?

    Sempre ouvi falar muito bem desse livro, assim como a menina que roubava livros, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler, mas esta na lista de leitura para este ano, adorei a resenha.

    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Olha, em questão de sentimentos os dois são bem parecidos, hehe (pelo menos pra mim). Mas espero que leia em breve sim, não vai se arrepender!
      Obrigada! Beijos

      Excluir
  8. Hey!
    Mulher, acabei de comprar esse livro, daí lembrei que tinha visto que você havia resenhado e corri para ler! Pelo que vi, não lerei esse livro agora, haha. Tô num momento de pura preguiça, daí iniciar um livro triste vai me deixar de ressaca e já viu, né? Haha

    Beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah na mosca então!! Pois é, que bom que leu minha resenha então viu... pode ser que você não ache tão triste, mas que os seus feelings serão afetados durante a leitura, isso eu posso garantir. Então espere uma boa hora mesmo! Hehe
      Beijocas

      Excluir
  9. Oi, amei sua resenha agora preciso desesperadamente ler esse livro!
    estou me preparando psicologicamente pros rios de lágrima que virão..

    XoXo

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada! Leia sim, não vai se arrepender! E tem que se preparar mesmo viu, porque olha...
      Beijoss

      Excluir
  10. Oi Maria,
    Amo demais esse livro. *----*
    trás tantos ensinamentos e além de ser uma história tão emocionante.
    Foi um dos primeiros livros que tive na estante.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Sorteio A 5°Onda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! É demais, né?
      É um livro realmente emocionante, e que bom que foi um dos primeiros, hein! Começou com o pé direito, haha.
      Bjs

      Excluir
  11. Oi MAria,
    Nunca li esse livro, confesso que tenho aquele medo literário.
    Sou daquelas pessoas que quando lê vive o livro e tenho muito medo do que esse filme causaria no meu emocional kkk
    Eu amei o filme, mas por hora ainda falta-me a coragem pro livro.
    Amei o post <3
    http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Maria Alice!
    Já passei por esse livro várias vezes pelas livrarias da vida e nunca, nunquinha sequer peguei nas mãos para ler a sinopse! (ver-go-nha).
    Sua resenha me deixou bastante tentada. Gosto muito de histórias emocionantes, que me fazem chorar e refletir. Acho que a amizade de Hassan e Amir promete uma linda leitura. Fora isso, nunca li nenhum livro ambientado no Afeganistão e é sempre bom ampliar horizontes, né?
    Um super beijo.
    Fê Cardoso
    http://www.baseadoemlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que agucei sua curiosidade hehe! Agora trate de ler o livro!
      Beijão

      Excluir
  13. Eu li esse livro no fim de 2014, se bem me lembro. É raro eu me lembrar de uma história com tantos detalhes como me lembro dessa. Chorei MUITO, como eu também raramente choro. Se tornou um dos meus livros favoritos

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é incrível!
    Lembro que comprei por indicação de uma amiga. Nem sabia do que se tratava. Comecei a lê-lo sem expectativa alguma e - meu deus - como adorei! Se tornou um dos meus favoritos. De fato me deu muita raiva do Amir também, e queria pegar o Hassan e colocar ele num potinho. Incrível a lealdade dele!
    O fim me deixou chorando desolada. Pretendo assistir ao filme.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!