[Resenha] Eu sou o mensageiro

By Do Prefácio ao Epílogo - terça-feira, março 04, 2014

Eu sou o mensageiro, de Markus Zusak, publicado pela editora Intrínseca, com 318 páginas.



"Prefiro correr atrás do Sol a esperar que ele venha incidir sobre mim."



Conheça Ed Kennedy: taxista, patético jogador de cartas, um desastre no amor. Mora numa casinha alugada com seu cachorro viciado em café e está apaixonado pela melhor amiga. Seu dia-a-dia é uma rotina de incompetência, até que, sem querer, impede o assalto a um banco. Então recebe a primeira carta: um Ás. É quando Ed se torna o mensageiro...
Escolhido para socorrer, ele segue seu caminho na cidade ajudando - e machucando (quando necessário) - até que resta apenas uma questão: Quem está por trás de sua missão?
Eu sou o mensageiro é uma jornada enigmática repleta de humor, socos e amor.




Ed Kennedy. 19 anos. Um perdedor.
Sabe-se que ele, um dia, foi corajoso o suficiente para impedir um assalto. E que depois disso, começou a receber cartas anônimas. O conteúdo? Invariavelmente, uma carta de baralho com um ou mais endereços e... Só. Ed não tem ideia do que fazer nesses lugares. Isso ele só saberá se for até eles e tentar descobrir.
Assim como em A menina que roubava livros, Markus Zusak tocou meu coração com Eu sou o mensageiro. Neste incomum romance de suspense, sem mensagens do tipo "moral da história", o renomado autor nos mostra que o autoconhecimento é essencial para tudo e todos.
A história é contada do ponto de vista do protagonista Ed. Isso faz com que sintamos que somos parte da vida dele, vivenciando o que ele próprio vivencia.
Uma coisa que me chamou atenção no livro foi a forma com que Zusak o construiu, utilizando como referência as cartas de baralho comuns: ele dividiu a história em cinco partes, de acordo com os naipes (ouro , paus , espadas , copas  e o coringa), e os capítulos são dispostos conforme a sequência (A - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - J - Q - K).
Devo dizer que Eu sou o mensageiro entrou para o top 5 dos melhores livros que eu já li na vida, e o recomendo à todos que buscam uma história que proporciona momentos de reflexão, risadas e também de grandes emoções.

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

1 comentários

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!